segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula - Números Racionais

Narrativa:História do número fracionário
No Egito antigo (por volta de 3000 a.C.), a base da economia era a agricultura e a cobrança de impostos.
Às margens do rio Nilo, as terras férteis eram divididas entre os agricultores. Cada agricultor pagava os impostos de acordo com a quantidade de terra que posuía.
Para medir essas terras, eles usavam uma corda, dividida em partes iguais com nós. Cada uma dessas partes era considerada uma unidade de medida.
Eles esticavam a corda em volta do terreno, verificando quantas vezes essa unidade de medida estava contida nos lados dos terrenos. Muitas vezes, essa unidade de medida não cabia num número inteiro de vezes no lado do terreno.
A partir da necessidade de representar as medidas desses terrenos, os egípcios definiram um novo número: o número fracionário.


Malba Tahan
Júlio Cesar de Melo e Souza nasceu no dia 6 de maio de 1895 no Rio de Janeiro e morreu no dia 18 de junho de 1974 no Recife. Usava o pseudônimo de Malba Tahan para escrever suas obras que abordavam a matemática de forma lúdica e recreativa, foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil.

Para saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_C%C3%


Objetivos:  despertar no educando a competência na identificação de problemas através da observação, resolução, compreensão e interpretação em situações de qualquer natureza.
Justificativas: Desenvolver a competência de compreender as diversas representações dos números racionais, pois as mesmas fazem parte do cotidiano do aluno. Aprender a ler e operar com os números racionais ampliando o repertório do conhecimento matemático do aluno. 


Tema: números racionais / porcentagem
Conteúdo: Representação de números racionais: Exatos e Dízimas periódicas; Operações com números racionais – adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação; Frações: equivalentes, relação entre fração e decimais, 


Ano/serie: 8ª série 9º ano
Tempo previsto: 8 aulas


Competências: H01- reconhecer as diferentes representações de um número racional; H02- identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados; H03 - reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens" como décimos centésimos e milésimos; H10 - efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição subtração, multiplicação, divisão, potenciação - expoentes inteiros e radiciação); H15 - resolver problema com números racionais que envolva as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); H16 - resolver problemas que envolvam porcentagem.Habilidade: reconhecer números naturais e racionais no contexto diário, resolver situações-problema envolvendo números decimais e frações, incluindo determinação de frações geratrizes da dízima, Utilizar-se dos cálculos de porcentagem para construir e aplicar intervenções solidárias na realidade.
Estratégias: Levantamento prévio dos estudantes com perguntas investigadoras a respeito de onde encontramos as frações e onde podemos utilizá-las. Pesquisas: surgimento dos números racionais, panfletos e jornais. Jogos – Disco de Frações. Situações problemas  e socialização das resoluções.Recursos materiais/tecnologia: Materiais manipuláveis, Caderno do Professor e do aluno - SEE, Livros didáticos e Paradidáticos, Jornais e revistas, Calculadoras, Sala de multimídias para pesquisar e socializar os sites pesquisados a respeito do tema trabalhado.
Forma de recuperação: Contínua e retomar os conteúdos de forma diversificada com atividades desenvolvidas em grupos colaborativos.


Avaliaçãoavaliar diariamente e continua

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